22.10.05

O ‘sim’ ou o ‘não’ agora vai derrubar todas as mascaras que há nas casas e não apenas nas ruas, não na corrupção e governo, globo e estatísticas. Li muito sobre tudo que está sendo escrito. Li além do que está sendo escrito. Vivo além do que esta sendo escrito. Nasci na Irlanda do Norte, lugar que é normal você acordar e perguntar quem morreu e estranhar quando não houve morte de pessoas próximas. Trabalhar 10 anos no submundo de São Paulo com jornalismo investigativo, medicina legal e criminalística já é a fonte de informação mais segura que tenho para votar pelo SIM. Vou tentar ser simples agora:

Tudo que acontece no submundo de São Paulo (ou qualquer submundo das cidades do Brasil) vai continuar existindo. Bandido não toma posse de arma legalizada. Bandido não rouba arma de cidadão. Pessoas do crime não vão comprar uma arma e pagar um registro com toda burocracia. A bandidagem vai continuar. O “quadro” permanecerá inalterado, o que já é péssimo.

Mas temos que pensar num fator muito importante: O Brasil não é um país apto ao porte de armas. Se essa comercialização for legalizada todos vão viver como num eterno “estado volante” - a direção de um carro você jamais dirige por você e sim sempre pelos outros - O perigo no volante é não saber o que o outro vai fazer.

Só que isso já acontece antes da legalização da comercialização de armas de fogo. Milhões de pais dormem enquanto suas filhas com menos de 18 anos se prostituem em lugares bacanérrimos, mesmo tendo dinheiro para curtição e uma vida legal, os pais pensam dar tudo e não sonham_ em seu sono que a filha dele quer mais... E a filha não vai falar que o mais é para comprar cocaína, por isso ela se prostitui, e diz não ter problema pois ela só faz isso com amigos. A questão é: "ela" são muitas. São muitas garotas e garotos fazendo tudo de forma que os pais jamais sonham poder acontecer com seus filhos.

O Brasil é um país com maior quantidade populacional de jovens e se estes fossem conscientes das conseqüências de tudo que é feito não haveria necessidade de tantos planos policiais para descobrir fontes criminais em raves, em escolas, em surdinas, becos, bocas... Policial não é burro! Eles usam a nós, os imbecis, para aumentar a corrupção e sempre chegam no lugar que querem, com mesma ou maior habilidade que os bandidos.

O policial quer ajudar? NÃO

Eles já têm nossa ignorância.
Somos o TAPETE da porta principal usado para limparem os pés. "Fazemos" tudo que há de errado para que eles possam "trabalhar bem à corrupção".

A questão transcende o SIM e NÃO. O fato é que a grande maioria das pessoas não quer ver alem do próprio umbigo. Não quer ver que por mais que ame alguém, este alguém pode não ter o mesmo caráter do bem que você tem. Que a pessoa ao seu lado não é um cidadão apto e com caráter o bastante para ter uma arma em mãos.

Somos um povo egoísta que achamos querer vencer de tudo que vem dos países de fora. Ou de tudo que vai contra um governo sempre culpado, mas que somos nós que escolhemos. Estamos constantemente culpando tudo e todos pelo tanto que acontece. Acontece que a culpa é nossa, a cegueira é nossa, os filhos são nossos, e essa legalização da comercialização das armas de fogo vai ser inteiramente herança dessa geração perdida _ PERDIDA SIM_ que vem ai. (Pessoas que nem vão ler este jornal).

Compreendo ALGUMAS pessoas que votam pelo NÃO! São pessoas que já tiveram ou ainda tem uma arma na mão e NÃO DIGO QUE ISSO SEJA RUIM. Existem muitos fatores para se ter uma arma na mão. Você ter porte de arma não é sinônimo de ser um mau caráter, ISSO QUANDO VOCÊ TEM DOMINIO, INSTRUÇÃO E INTENÇÃO CERTA. ( utópico) E existem muitas pessoas que podem tê-las com tranqüilidade. Conheço muitas delas. Sei também que estas pessoas são as ultimas a sacar a arma. Quem realmente tem instrução e domínio junto tem também um treinamento, o que lhes despertam o bom senso e respeito para a penalidade que tem em mãos. Digo ate que estes são as pessoas mais seguras que podemos ter ao lado. Como “cães treinados para segurança”. No caso a arma não é única arma, eles estão munidos de conhecimento e domínio, antes de ter de sacar a arma estas pessoas pensam em não se colocar numa situação de risco. A segurança vem antes do perigo. Pessoas com este cuidado são preciosas e RARAS.

Acontece que por melhor que você seja, melhor que seja sua intenção, por mais que você tenha ensinado tudo que sabe para todos... Você é um ser único e no fundo ninguém conhece ninguém. Alguém em algum momento da vida pensa onde foi que errou, ou por quê aquela pessoa que você tanto gosta fez algo tão vil.

Sinceramente, depois de ler tudo e todos de tantos lugares diferentes larguei tudo e li dentro de mim as cenas inúmeras que vi nesses 10 anos_que endureceram parte do que sou, e ainda assim não mudarei de idéia.

O triste é que a verdade dói. Entristece saber que aquelas pessoas que você ama estão errando cada dia mais. Acabam consigo cada dia mais. PERDEM O LIMITE CADA DIA MAIS. Drogas. Prostituição. Só mais uma vez. Violência no lar. Assalto em posto de gasolina. Vender algo da família. Pagar agiota...

... TUDO ISSO É FEITO LONGE DA VISÃO DOS PAIS. (pessoas que o único erro é acreditar na índole boa, e pensar que seus próximos são iguais.).

É triste admitir que por melhor que podemos ser, nossos filhos, irmãos, amigos, maridos, esposas... estão por aí perdendo o limite.

E é fácil deixar de admitir que não estamos realmente preocupados com o governo, estatísticas, índices, mensalão, aumento de criminalidade que é mais um numero que só acontece com o vizinho, exportação, custos...

... Não sejamos hipócritas, todos aqui tem uma vida legal e um amigo bom para um churrasco de domingo. Vamos admitir nosso egoísmo e interesse próprio pelo SIM ou pelo NÃO.


Legalizar a comercialização do porte de armas de fogo é um passo à frente de mais uma quebra de limite pessoal de um país que constitui 80% de população inconseqüente. São esses que vão buscar uma arma legalizada, jamais policia e bandido.

Meu egoísmo é o medo que tenho de você, que esta no volante e não sei qual mão de direção.

Alguns têm “sorte no erro” e permanecem vivos.

SIM, isso me assusta.





Carolina Thomáz*



*Convidada Recomendada por Rocca Stockler

No comments: